terça-feira, 19 de maio de 2009

Conclusão

Nenhum Homem é uma Ilha

"Uma pessoa é uma coisa muito complicada. Mais complicado do que uma pessoa, só duas. Três, então, é um caos, quando não é um drama passional. Mas as pessoas só se definem no seu relacionamento com outras. Ninguém é o que pensa que é, muito menos o que diz que é (...) Ou seja, ninguém é nada sozinho, somos o nosso comportamento com o outro." , Luiz Fernando Veríssimo

Ao longo da nossa vida são várias as vezes em que nos questionamos a cerca do que somos e o que devemos ou não fazer. Quando procuramos respostas, temos em conta factores pessoais e que apenas nos dizem respeito (pelo menos é o que pensamos), idade, género, estado civil, profissão, experiência pessoal, etc. Mas na verdade, ao fazê-lo, e sem nos apercebemos, todos estes factores que nos são intrínsecos são idealizados e vistos através da nossa cultura e contexto em que estamos inseridos, tendo sempre em atenção os valores, as normas morais, as regras, as leis, as condições em que a nossa sociedade se encontra...

É interessante verificar que, apesar de não pensarmos nisso diariamente, não vivemos sozinhos, não somos uma ilha, somos mais um no meio de muitos. No entanto, e isto é de extrema importância, apesar de partilharmos inúmeros aspectos somos todos idiossincráticos, isto é, somos todos diferentes, com características pessoais que nos distinguem desta e daquela pessoa, ideais, valores, objectivos, ambições, etc.

Não querendo ocupar-vos durante muito mais tempo, e espero que tenham gostado da nossa “companhia” e ficado mais esclarecidos sobre os temas de que vos falámos, achámos importante sublinhar um dos pontos comuns a todos eles. Ora, quer a formação de atitudes, quer as inferências causais, assim como a cognição social e até a motivação, são mecanismos que servem para simplificarmos o mundo que nos rodeia e que tantas vezes se torna tão complicado de perceber e interpretar. Assim, torna-se possível viver em harmonia com o nosso próprio interior, resolvendo conflitos e obstáculos à medida que estes surgem na nossa construção enquanto seres humanos e sociais. São, portanto, de certa maneira, mecanismos que nos defendem e que nos auxiliam no nosso crescimento e evolução.


Até porque...“Nenhum homem é uma ilha”, Pierre Teilhard de Chardin

Apenas uma gota neste imenso mar

Ergo-me no cimo de uma árvore
E oiço as palpitações de uma gaivota voando
Sobre o reflexo da água de uma chuva límpida

Poiso memórias, pensamentos, devaneios
Sobre as nuvens
Poiso a música, o sorriso, o segredo
De entre as minhas mãos

Sou tanto e
Tão pouco

Sou muito e
Sou nada

São pasmos melancólicos
De quem se julgara única,
Magnificentíssima e singular

É esta a verdadeira queda de quem, afinal,
é apenas uma gota neste imenso mar

31/05/2009, Sara Mota
_________________________________________________________________________________________________

Consideramos o nosso trabalho concluído, no entanto, achámos que deveríamos presentear todos aqueles que se envolveram na leitura deste blog e, por isso, aqui vai uma sopa de letra, onde terão que encontrar as seguintes 11 palavras:

1. Atitudes
2. Inferência Causal
3. Cognição Social
4. Motivação
5. Homem
6. Psicologia
7. Social
8. Simplificação
9. Organização
10. Originalidade
11. Comportamento




(poderão encontrar a solução mais abaixo)






















Publicado por Pereira & Mota, 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário